jump to navigation

Em viagens, como dividir despesas? março 16, 2010

Posted by crisgiac in comportamento.
trackback

Nos dias de hoje, e mesmo antigamente, é bem complicado tratar de dinheiro com elegância. Porém considerando-se a revolução feminista que iguala direitos e deveres de homens e mulheres, pode-se fazer o raciocínio da divisão de despesas em viagens utilizando-se o mesmo raciocínio tanto se o grupo for misto ou do mesmo sexo.

Se alguém está oferecendo a hospedagem em casa, apartamento, fazenda etc., o restante do grupo deve dar um desconto relativo a esta participação. A meu ver tudo deve ser dividido: gasolina, pedágios, comes e bebes, produtos de limpeza etc. Se a conta ficar muito complicada e o proprietário do imóvel em questão não quer este desconto na sua participação menor, minha sugestão é um bom presente para a casa, como um jogo de toalhas de banho, um bom vinho ou mesmo um jantar a convite dos convidados num bom restaurante da região.

Há que se combinar antes e sempre como deverão acorrer estas contribuições e divisões financeiras. E é mais elegante a conversa partir dos que não são proprietários.

Comentários»

1. Lilian Nakashima - março 17, 2010

Bom senso é bom e todos gostam! Infelizmente, ainda vejo muita gente que sofre com a falta disso…. E gente que sofre com a falta de bom senso de alguns. Inclusive na hora de pagar a conta, seja num restaurante ou numa viagem.
No caso da hospedagem na casa de alguém, quando a conversa parte de quem não é proprietário, além de ser mais elegante, evita constragimentos desnecessários (muitas vezes com alívio aos proprietários, por não hospedar gente sem noção).
O presente para casa? Mais do que uma convenção, obrigação ou agradecimento, acredito que devemos pensar em doação de afeto.

Aproveito para deixar registrado aqui o enorme orgulho que eu tenho por ter a Cristina Giácomo como parte da minha história, da minha vida. Talvez nem vc, Cris, sabe o quanto eu te admiro e o quanto aprendi com vc. Me sinto realmente muito privilegiada!


Deixe um comentário