jump to navigation

Gafes

palitos


Quais as gafes que mais constrangem?

Falarei hoje das gafes  evitadas por quem domina os códigos de etiqueta. Por exemplo, você sabia que não deve dirigir a palavra a uma pessoa hierarquicamente superior a você? Isto cabe ao outro fazer.

Com a nobreza a coisa é muito mais complicada, já que não se pode tocar fisicamente num nobre. Mas eles são cada vez mais raros neste mundo atual.

Quando você está em um lugar restrito, como um elevador, e entra seu patrão, quem deve iniciar uma conversa é ele e não você.

Outra coisa, que confunde muito as pessoas, é como fazer apresentações. A regra é clara: apresenta-se a pessoa menos importante  à mais importante. Por exemplo, sua secretária ao seu cliente: Sr. fulano, esta é Paula, minha secretária. Sr. presidente Lula, este é meu filho.

Nos meus cursos, criei um truque para que os alunos gravassem com facilidade: o Lula todos sabem quem é, já seu filho…

Quando você tiver que apresentar duas pessoas da mesma posição vale a regra de quem é mais antigo no cargo ou mais velho de idade. Mulheres têm precedência em relação aos homens.

Ha uma história que não sei se é mito, mas muito conhecida: “Uma pessoa sem muita etiqueta foi a um jantar de cerinônia e bebeu a água com lavanda que deveria ser utilizada  para lavar as pontas dos dedos dos comensais. Conta-se ainda que o anfitrião, ao ver esta enorme gafe de seu convidado, fez o mesmo, isto é, bebeu sua lavanda também para evitar constrangimento ao outro”.  Se tudo isto é verdade nunca saberei, mas demonstra as armadilhas da etiqueta à mesa e a saída de muita classe do anfitrião.

O que fazer quando, em uma situação similar, nos deparamos com instrumentos estranhos numa refeição de cerimônia?  Esperamos o anfitrião começar a comer e copiamos seus gestos. Se houver alguém íntimo ao seu lado, pergunte como agir.

Gostaria que me fizessem perguntas sobre o tema gafe para que eu atualizasse os costumes atuais.

Comentários»

1. Vanessa Martins Nunes - outubro 13, 2008

Boa tarde, srª Cristina

Como uma recepcionista deve estar vestida no dia de um evento? (ex. uma palestra).

Obrigada.
Vanessa

2. Ellen K. - maio 16, 2010

Eu gostaria de saber as gafes mais comuns durante as apresentações, o que se deve evitar fazer. E quanto a comentários que se fazem, em geral… algum tipo de comentário que as pessoas consideram normal, mas que na verdade trata-se de uma gafe?

3. Renata Postigo Bighetti - Bradesco - novembro 26, 2010

Boa noite, Cristina.

Adorei o blog, e gostaria de fazer o curso de etiqueta corporativa, quando abrirá novas turmas?

4. Os números de 2010 « Diplomacia Cotidiana - janeiro 18, 2011

[…] Gafes […]


Deixe um comentário