jump to navigation

Sobre

cristinagiacomofoto

Este é o Blog sobre Etiqueta e Diplomacia cotidiana da Profª Dra. Cristina Giácomo, em que você poderá tirar dúvidas e aprender mais sobre a etiqueta e diplomacia no dia-a-dia de sua vida profissional e privada. Cristina é também representante técnica da Voice Comunicação Institucional no Conrerp.

Comentários»

1. Daniana Santos - outubro 14, 2008

Olá Cristina!!
meu nome é Daniana Santos, sou estudante de Relações Públicas, aluna da professora Rayneci.
Bom gostaria de saber sobre acessórios. Quais os acessórios eu posso usar em evento? EX: Posso usar pulseira, colar, anel?
Gostaria de saber também se o sapato deve ser todo fechado, tipo sparpin, ou pode ser fechado atras e ter uma pequena abertura na frente?
Em relação com os trajes é obrigatório toda recepcionista usar brando e preto? Quais as cores que podem ser usadas?
Desde ja agradeço e fico no aguardo de respostas.

Obrigada!
Atenciosamente
Daniana Santos

cristina giacomo - setembro 25, 2009

Daniana,
Você sabe o que penso sobre acessórios para profissional de eventos: quanto menos melhor. A discrição é o lema. Quanto mais simples mais chique.
Sobre o sapato o mais importante é que ele seja discreto e confortável, uma vez que, presume-se, você deverá ficar em pé por bastante tempo e, no meio do evento, se o sapato for lindo, mas desconfortável, você estará desmontada e de mau humor.

2. Vanessa Martins Nunes - outubro 15, 2008

Bom dia, srª Cristina

Sou aluna da Prof.ª Rayneci do 2º Semestre do curso de Relações Públicas no Ceunsp. As dicas do seu site são de muita serventia, mas nós que somos iniciantes neste ramo.
A minha pergunta é a seguinte: Em eventos (ex. palestra), como as recepcionistas devem ser ir vestidas ? e que tipo de calçados usar ?
Muito obrigada,
Vanessa

cristina giacomo - setembro 25, 2009

A meu ver o atendimento aos participantes do evento é o quesito mais importante para a equipe de recepção: organização de crachás, pastas, espaço confortável e limpo para os participantes aguardarem em caso de algum atraso, o que ocorre com frequência nos eventos.

3. crisgiac - abril 22, 2010

Mari,
quando ligo no nº do fone da tua casa diz a gravação q não existe, como faço pora falar ao vivo com vc?
ligue-me 31712597 ou 92416000
pf.
bj

4. lucianabuzana@ig.com.br - junho 5, 2010

Olá
gostaria de saber se a Senhora , administraria um curso para recepcionista de eventos , aqui em Joinville Sc
meu email é Lucianabuzana@ig.com.br

crisgiac - novembro 27, 2010

Querido Chaparro,
Para mim é um privilégio ter de você este elogio, além da indicação no seu blog.
bj

CG

5. cristina rocha - julho 5, 2010

Olá Cristina,
Por favor,

Gostaria muito de uma análise sua sobre os recentes “acontecimentos” no mundo desportivo no que tange protocolos, cerimoniais, etiquetas. Tanto dos esportistas, dirigentes, assessores inclusive os de imprensa (incluindo-se os jornalistas de TV, por exemplo), representantes governamentais, população local etc.

Penso que as suas observações são relevantes para a preparação dos próximos mega eventos, 2014 e 2016, pois já estamos em contagem regressiva!

Ah!…qual a sua interpretação, a luz da semiótica, sobre a VUVUZELA!!!

Obrigada,
Abraço e Beijo,
Cristina Rocha

crisgiac - julho 5, 2010

Cris, na verdade não acompanhei muito os eventos esportivos por não gostar de futebol e odiar barulho, de maneira q soube um pouco pela imprensa e web os problemas da Fatima Bernardes com o Dunga e uma tentativa de boicote a globo q seu em nada pelo q percebi. quanto a governo e jogadores… isso é uma coisa a parte. Nem o Itamaraty está preparado atualmente. Pena, já foi uma escola de referencia sobre o tema. Mas vou escrever sobre isto este mes. bj

CG

crisgiac - novembro 27, 2010

Xará,
sobre as vuvuzelas à luz da Semiótica nem arrisc opinar, acho que spo a Lucia Santaella poderia.
Arrisco um palpite do ponto de vista psicológico e aí penso que é uma forma de desforra sobre a impotência em relação a tudo, pois não é só no Brasil que as leis são para poucos e poderosos.
bj

CG

6. Susana Medeiros - outubro 26, 2010

Olá,
O meu pai sempre disse que à mesa a faca não deve ser usada para trazer o alimento ao garfo, como se fosse uma enxada. Mas eu li em um livro que pode ser usada sim.
Por isso tenho essa dúvida até hoje, vc pode me responder?
Obrigada
Susana Medeiros

crisgiac - novembro 27, 2010

Prezada Susana,
Aqui no Brasil é comum usar-se o garfo na mã direita, já na Europa eles têm o habito de usá-lo na esquerda.
Como a faca não deve, em circunstancia alguma, sair da mão direita exeto para os canhotos. No velho continente percebe-se o uso da faca ( na mão direita ) sendo usada para empurrar a comida para o garfo.
Nosso modelo de etiqueta é europeu, mas sofreu inúmeras transformações pela convivência de outras culturas, como a indígena e africana.Portanto, se você lembrar de só utilizar a faca na mão direita nunca vai errar.
Qualquer dúvida escreva novamente.
Saudações cordiais.

CG

7. Os números de 2010 « Diplomacia Cotidiana - janeiro 18, 2011

[…] Sobre […]

8. Daniel Moreno - novembro 1, 2011

Olá Cristina,
gostaria de saber se posso utilizar as regrinhas de conduta sobre carona que compartilhou com blog Bolsa de Mulher, em uma reportagem da faculdade que estou produzindo. E se posso citá-la como autora de tais ensinamentos.

crisgiac - novembro 3, 2011

Fique à vontade, Daniel, As regras são realmente de minha autoria.
Saudações cordiais


Deixe um comentário